quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Vida Tem Sempre Razão?! Será?!

Todos que assistem normalmente novela, não devem ter estranhado a escolha de tema da abertura de ”Viver a Vida”, seguindo uma das marcas registradas de Manoel Carlos, a Bossa Nova. A bela canção “Sei lá… a Vida tem Sempre Razão”, de Vinicius de Moraes e Toquinho cantada na voz de Chico Buarque, Tom Jobim e Miúcha, caiu “como uma luva” para a ideia da história. Bom, mais o objetivo do texto não é relembrar novela, longe disso e todos concordam que nem a Rede Globo precisa dessa publicidade. Acontece  que todas as noites mesmo sem assistir ao capítulo, escutava a música e não tem como negar que a letra, tão magistralmente escrita por Toquinho, me coloca sim para pensar na vida.

A vida e seu ir e vir... nascer, crescer, morrer... chegadas... despedidas... amores... desafetos... vejo a vida como um eterno espiral estamos sempre indo de encontro a alguma coisa ou pessoa. Nunca estamos satisfeitos com o que temos e não raro nos recriminamos por isso. Agora vejamos... é errado aspirar à felicidade, um grande amor, um emprego melhor, mais saúde para aqueles que amamos?  Não acho que seja pecado algum ter essa atitude. Somos humanos, acertamos, erramos, julgamos e somos julgados diariamente por nossos atos, por aqueles que não fizemos e até pelo que acham que deveríamos ter feito.

Mais a vida tem sempre razão?! Se defendermos que a resposta a essa pergunta  é SIM,  abrimos o pressuposto que tudo que passamos no decorrer dela já estava programado e podemos não passar de meros marionetes sendo habilmente manipulados. Agora se pensarmos que NÃO, cairemos na velha faca de dois gumes do livre arbítrio, que nos foi concedido no nascimento. Eu, particularmente, acredito que temos poder de escolha em tudo ou pelo menos quase tudo em nossa vida. Longe de afirmar que essas escolhas serão sempre certeiras e é natural que não sejam afinal, qual seria a graça viver sabendo cada passo, cada tropeço, decepções e alegrias que teríamos ao longo dos anos.

Portanto a ideia é essa: Viva Intensamente cada dia... Ame terna ou apaixonadamente... Acerte e Erre também... saiba dizer Sim e Não... saiba dizer Eu te amo... desculpa-me ... te perdoo... sempre de coração, nunca da boca pra fora. VIVA... viver é a maior aventura com que fomos presenteados, faça a sua valer a pena!
--
Márcia Canêdo

4 comentários:

  1. oi, Márcia, sabe que dia desses andei escrevendo sobre algo parecido. É incrível como a gente reflete, analisa, pensa até a cabeça doer e continua cheia de interrogações flutuantes, sem respostas.

    Bom, eu creio também que sim, assim como você, temos poder de escolha. Mas... escolher, decidir, optar, não é garantia de concluir, fazer, conseguir. Isso porque fazemos parte de uma cadeia de outros seres que também escolhem, decidem, optam e por conseguinte... falham...acertam, afinal, assim são os humanos.

    Por exemplo: Eu escolho mudar de trabalho, ou de endereço, ou de namorado, enfim. Mas, minha decisão não depende só de mim. Vários outros fatores podem influenciar, ajudar, atrapalhar, na concretização de minhas escolhas.

    Ter controle é ilusório. Pessoalmente não acredito nisso. Não conseguimos controlar nossos pensamentos. Somos todos viciados em algo. Facilmente nos fixamos naquilo que nos dá prazer. Seja algo benéfico, seja maléfico. Gostamos de repetir o que nos causa bem estar. Não temos controle sobre nossa mente. Se fosse assim, não faríamos coisas que nos prejudicam. E fazemos. rsrs

    Livre arbítrio existe até certo ponto. Na real mesmo eu creio que não temos liberdade alguma, tampouco controle sobre nossas vidas. Vivemos. E nesse emaranhado de outras vidas que também vivem, seguimos nos apoiando no que melhor se encaixe no nosso modo de ver a vida de um modo melhor.

    Também tenho cá minhas dúvidas se é mesmo possível viver intensamente. Imagine se nos colocarmos inteiros no momento que estivermos vivendo, qual o desgaste que isso nos provocaria? E o tanto de renúncias que teríamos que fazer.

    Bom, no fundo eu acho mesmo que todos precisamos de um psiquiatra. Devia ser obrigatório fazer análise. rsrs

    Concordo inteiramente com você, nesse parágrafo final - viver é a grande aventura.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Rosa...Rosa..Rosa.....!!! quantas dúvidas!!! e você Márcia? também... dúvidas e dúvidas..kkkk
    vocês duas estão precisando de um psiquiatra..kkk bom brincadeiras a parte não me contive ao ler o comentario da Rosa e tive que vir aquqi para defender o meu pensamento...kk
    quanto a questão do livre arbitrio eu vou defender o meu ponto de vista... acredito profundamente que eu tenho o total controle dele, podendo escolher no tempo em que eu desejar e no lugar que eu desejar o que eu desejo fazer... e mesmo com todas as influencias do mundo ao meu redor eu ainda serei o detentor das minhas escolhas... Se eu escolho mudar de endereço, de trabalho, de namorada ou seja lá o que for é logicamente por que algo não me satisfaz mais e eu teria duas opções nesse caso. Permancer morando no mesmo lugar e me sentir insatisfeito com isso, ou me mudar. O mesmo ocorre com qualquer decisão de nossas vidas. Eu não sou obrigado por fator nenhum ficar com uma namorada que não me satisfaz... O mundo está cheio de opções e cada vez mais acessível. E só o fato de eu ter essas opções eu já posso denominar isso de livre arbítrio. mesmo que eu não escolha pela opção A ou pela opção B... mas se eu tiver opções eu tenho livre arbitrio...

    Claro que cada pessoa tem seu ponto de vista e não estou aqui para dizer o que é certo ou o que é errado, até porque, quem sou eu pra fazer tal loucura? estou expondo somente o meu ponto de vista.

    Eu sou totalmente livre e se vivo a vida que vivo nesse momento é por pura escolha minha. Eu posso mudar a minha vida a hora que eu desejar. Por exemplo: eu moro aqui no interior, mas se amanha eu não quiser mais viver aqui, pego as minhas coisas e me vou pra Porto Alegre. kkk

    geralmente citamos ditados antigos e coisas pré históricas lá dos tempos remotos, ditados de monges, de gurus, de grandes pensadores e etc...
    mas para esse caso eu vou citar um ditado que não deve ter mais de cinquenta anos. lá vai...

    "Hoje em dia, nem filho não segura mais casamento.!"
    Isso mostra o que acabo de dizer. Nem uma mulher grávida me faria casar com ela hoje, se eu não quisesse....kkkk
    Deus que me livre......que isso nunca aconteça....

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkk... rindo aqui do "ditado" que lembrou Kleber... pior que é verdade nem bebê segura mais ninguém em um relacionamento insatisfatório. Sobre precisarmos de um psiquiatra, concordo plenamente...ao menos falo por mim...apesar que Rosa também é do partido que terapia devia ser obrigatório..rs

    Sou sim cheia de dúvidas acerca de mil e uma situações problema. Sou crítica e questionadora por natureza ainda mais quando estou triste ou preocupada com algo ai que os neurônios quase estouram de tanto que remexem em minha cabeça.

    Concordo com você Kleber sobre o livre arbítrio, acho que mesmo que nossas escolhas passem por influências e acontecimentos de terceiros , se realmente quisermos temos o poder de modificar ou de alterar nosso destino. Não significa de forma alguma que nossas escolhas serão necessariamente certeiras, ao contrário, na maior parte das vezes quando forçamos uma situação dá errado..

    Enfim, acho que estou no meio termo de suas explanações sobre o tema..rs Penso logo existo..este é meu lema!rsrs Errando ,acertando, sofrendo ,chorando, sorrindo..amando.... e principalmente VIVENDO....

    Beijos

    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  4. Márcia,parabéns pelo texto.Escrito com um olhar de paixão e o outro de razão,voce aborda uma questão que deixa praticamente todas as pessoas em dúvida.Mas,como voce mesma diz: o melhor é viver mesmo com toda intensidade pois a vida é curta demais.Abraço.

    ResponderExcluir