Todos que assistem normalmente novela, não devem ter estranhado a escolha de tema da abertura de ”Viver a Vida”, seguindo uma das marcas registradas de Manoel Carlos, a Bossa Nova. A bela canção “Sei lá… a Vida tem Sempre Razão”, de Vinicius de Moraes e Toquinho cantada na voz de Chico Buarque, Tom Jobim e Miúcha, caiu “como uma luva” para a ideia da história. Bom, mais o objetivo do texto não é relembrar novela, longe disso e todos concordam que nem a Rede Globo precisa dessa publicidade. Acontece que todas as noites mesmo sem assistir ao capítulo, escutava a música e não tem como negar que a letra, tão magistralmente escrita por Toquinho, me coloca sim para pensar na vida.
A vida e seu ir e vir... nascer, crescer, morrer... chegadas... despedidas... amores... desafetos... vejo a vida como um eterno espiral estamos sempre indo de encontro a alguma coisa ou pessoa. Nunca estamos satisfeitos com o que temos e não raro nos recriminamos por isso. Agora vejamos... é errado aspirar à felicidade, um grande amor, um emprego melhor, mais saúde para aqueles que amamos? Não acho que seja pecado algum ter essa atitude. Somos humanos, acertamos, erramos, julgamos e somos julgados diariamente por nossos atos, por aqueles que não fizemos e até pelo que acham que deveríamos ter feito.
Mais a vida tem sempre razão?! Se defendermos que a resposta a essa pergunta é SIM, abrimos o pressuposto que tudo que passamos no decorrer dela já estava programado e podemos não passar de meros marionetes sendo habilmente manipulados. Agora se pensarmos que NÃO, cairemos na velha faca de dois gumes do livre arbítrio, que nos foi concedido no nascimento. Eu, particularmente, acredito que temos poder de escolha em tudo ou pelo menos quase tudo em nossa vida. Longe de afirmar que essas escolhas serão sempre certeiras e é natural que não sejam afinal, qual seria a graça viver sabendo cada passo, cada tropeço, decepções e alegrias que teríamos ao longo dos anos.
Portanto a ideia é essa: Viva Intensamente cada dia... Ame terna ou apaixonadamente... Acerte e Erre também... saiba dizer Sim e Não... saiba dizer Eu te amo... desculpa-me ... te perdoo... sempre de coração, nunca da boca pra fora. VIVA... viver é a maior aventura com que fomos presenteados, faça a sua valer a pena!
--
Márcia Canêdo
Márcia Canêdo